cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou terminais. Essa área da medicina é voltada para aliviar os diversos sintomas físicos como por exemplo, a dor, além dos demais sofrimentos da esfera social, familiar, emocional e espiritual.

Os cuidados paliativos são realizados por uma equipe multidisciplinar que inclui médicos especialistas em cuidados paliativos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Essa equipe trabalha em conjunto para abordar não apenas as necessidades médicas do paciente, mas também os aspectos emocionais, sociais e espirituais. O objetivo é proporcionar um cuidado abrangente e holístico.

Esse tipo de cuidado é indicado para pacientes com doenças graves, com ou sem perspectiva de cura, como câncer avançado, doenças neurológicas degenerativas, insuficiência cardíaca grave, doença pulmonar avançada, doenças renais e hepáticas. Os cuidados paliativos podem ser realizados no hospital, em casa ou em serviços especializados de cuidados paliativos.

O objetivo principal dos cuidados paliativos é melhorar a qualidade de vida por meio de uma visão integral do paciente, isso inclui aliviar sintomas como dor, falta de ar, náuseas, fadiga, além de ajudar na tomada de decisões médicas e garantir o suporte emocional tanto para o paciente quanto para seus familiares.

Saiba mais sobre uma das abordagens do tratamento paliativo, a medicina integrativa, clicando abaixo.

Cuidados paliativos